A Associação Scalabitana de Protecção Animal (ASPA) é uma das organizações que vai estar envolvida na primeira iniciativa do banco solidário animal, uma mega campanha de recolha de alimentos para animais que vai decorrer nos dias 29 e 30 de Setembro, por todo o país.
A acção de recolha vai envolver cerca de 450 voluntários de 50 associações de 14 distritos, que traçaram como objectivo recolher 750 mil refeições junto dos clientes dos hipermercados Continente, onde irá decorrer a campanha.
Junto ao Continente de Santarém, vão estar os voluntários da ASPA e da Associação Abrigo, devidamente identificados, e informarão os clientes sobre as formas de participar nesta iniciativa.
A criação do banco solidário animal, um movimento inédito em Portugal, foi uma resposta das associações de protecção dos animais às muitas dificuldades que enfrentam para cuidar e alimentar diariamente os milhares de animais abandonados que têm à sua guarda.
Esta estrutura está organizada de forma a não precisar de um espaço físico para armazenar os bens recolhidos, uma vez que estes serão entregues directamente às associações envolvidas, como no caso desta campanha que se vai realizar no último fim-de-semana de Setembro.
Na distribuição geográfica desta primeira recolha, foram privilegiadas as associações que têm maiores no sustento dos animais.