A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém realizou- na manhã desta segunda-feira, 4 de março, na antiga capela da Quinta Nossa Senhora do Rosário, no Vale Santarém, uma missa que assinalou os 52 anos da instituição.
A missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Santarém, D. José Traquina, marcou o início das “Jornadas Amor & Missão”, que vão decorrer durante todo o mês de março e que assinalam estes 52 anos da instituição.
Na cerimónia de comemoração do aniversário, o presidente da direção da APPACDM, Luís Amaral, felicitou todos aqueles que, de alguma forma, têm contribuído para que a APPACDM chegasse a esta idade, sem esquecer “utentes, colaboradores, ex-dirigentes, sócios, os parceiros sociais, patrocinadores, bem como os ausentes, aqueles que já não estão entre nós e que contribuíram para trilhar o caminho até aos dias de hoje”.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, também esteve na cerimónia e destacou o importante papel que a APPACDM tem no concelho. “As valências que esta associação desenvolve em prol da nossa sociedade e o trabalho de grande envolvimento e empenho efetuado pelas equipas desta instituição em ajudar o próximo, devem ser sempre enaltecidos. Todos os dias, esta grande família ensina-nos a cuidar do próximo com amor e carinho”, disse o autarca.
Durante esta iniciativa foram também homenageadas colaboradoras da instituição que se aposentaram ou que completaram 25 anos ao serviço da associação e “sem as quais a nossa missão não teria o êxito que tem”, referiu Luís Amaral.
Durante todo o mês de março, a APPACDM vai organizar dias abertos à família, atividades desportivas, incluindo a já habitual prova de corta-mato interinstitucional no dia 21 de março, e muitas conversas sobre diversos temas, com especial destaque para o dia 18 de março e a “Conversa sobre o Centro de Atividade e Capacitação para a Inclusão”, que vai contar com a presença da Secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes.
A APPACDM de Santarém, com intervenção social nos concelhos de Santarém e Cartaxo, tem como missão promover e estimular o desenvolvimento das pessoas com deficiência/incapacidade e a sua inclusão na sociedade, disponibilizar apoio aos seus familiares e co-responsabilizar o Estado na defesa dos direitos destes cidadãos.