Dom, 6 Outubro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Alviela tem menos uma barreira a travar o curso da água

Um troço do rio Alviela na aldeia de Vaqueiros, concelho de Santarém, foi palco da remoção pioneira de um antigo açude de pedra que se transformou numa barreira obsoleta à circulação água, numa operação realizada no âmbito do projeto “Rios Livres”, que está a ser desenvolvido pela Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA).


Ana Catarina Miranda, a responsável pelo projeto, explicou que, em Portugal, deverão existir cerca de 30 mil barreiras de construção humana à conectividade fluvial em Portugal, muitas delas obsoletas, sem nenhum papel atual, nem económico, nem social, nem cultural”.

Pode ver a reportagem em vídeo AQUI

O projeto, segundo explicou, visa “proteger, restaurar e promover os rios em prol das pessoas e do ambiente”, e quer contribuir para “um programa nacional de remoção sistemática destas barreiras obsoletas, que continuam a prejudicar o bom estado ecológico dos ecossistemas”.
Esta primeira intervenção foi financiada pela fundação suíça MAVA, mas o ministro do Ambiente, que esteve presente na cerimónia, afirmou que o programa de recuperação da rede hidrográfica vai incluir um plano nacional de remoção de barreiras obsoletas nos rios portugueses.
O representante da tutela garantiu que, numa primeira fase, o Estado vai identificar as barreiras existentes nos rios portugueses que estão obsoletas, e, numa segunda fase, serão “identificadas as fontes de financiamento para a sua remoção”, que podem públicas, privadas ou mesmo mistas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB