Os alunos de 12 escolas do concelho de Santarém vão plantar frutas e legumes que, depois de colhidos, serão utilizados na confeção de refeições inseridas no âmbito do projeto “O Hortelão vai à escola”, uma iniciativa do pelouro de ambiente da Câmara de Santarém.
O projeto envolve 1.783 crianças de dez escolas de primeiro ciclo e alguns alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado e da Escola Superior de Educação de Santarém.
A iniciativa, que pretende transmitir os valores da agricultura como fator de desenvolvimento sustentável e sensibilizar para a compostagem e gestão de resíduos, arranca esta quinta-feira, 14 de março, com a distribuição, por parte de um empresa patrocinadora, dos ‘kits do hortelão’, um conjunto de ferramenta (enxada, ancinho, pá, balde e regador), que irão permitir construir a Horta do Hortelão em todas as escolas envolvidas.
Outros patrocinadores ofereceram também paletes para a construção dos compostores e os produtos que irão ser plantados (alface, couve, espinafres, batata, cenoura, abóbora, cebola, tomate, morangos, alhos, coentros, alecrim, hortelã, salsa, erva cidreira e lúcia-lima).
As hortas terão cerca de 10 metros quadrados e os alunos contarão com o apoio de técnicos da autarquia que acompanharão o trabalho na horta.