Qui, 23 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Alunas de Rio Maior premiadas em Final Europeia da Ciência

Três alunas do 11º ano do curso técnico auxiliar de saúde da Escola Pofissional de Rio Maior conquistaram o prémio de originalidade (Prize for Originality) da European Patent Office (EPO), uma iniciativa da União Europeia para premiar jovens cioentistas que este ano se realizou em Praga, na Republica Checa.

Jéssica Marques, Jéssica Santos e Soraia Gaspar já tinham conquistado o segundo prémio no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, organizado pela Fundação da Juventude, o que lhes valeu a participação na final do concurso europeu com um projeto na área das ciências médicas.

O projeto apresentado, coordenado pela professora Maria João Calado da Maia em equipa com os professores Anabela Figueiredo e Cristóvão Oliveira e o aluno Eusébio Almeida, chama-se “SmartKit” e, numa descrição simples, é um equipamento inovador de prescrição de medicação automática.

No fundo, é uma caixa de medicamentos inteligente que auxilia o paciente no processo diário de tomada de medicação, permitindo que este processo se efetue com autonomia e segurança. Possui 6 compartimentos diários programáveis por um período semanal. A programação poderá ser efetuada localmente ou à distância a partir de um PC ou de um telemóvel. O sistema de alerta sonoro e visual informa o paciente do horário e medicamentos a tomar, que se encontram em compartimentos de abertura individualizada. Produz ainda relatórios de atividade que poderão ser monitorizados pelos cuidadores.

O prémio originalidade destina-se a incentivar o desenvolvimento de qualidades que distinguem os inventores de sucesso. Esta distinção inclui uma visita a Munique de cinco dias para visitar o Escritório Europeu de Patentes (European Patent Office – EPO) e o património cultural da cidade.

Na Final Europeia participaram 126 jovens, vindos de 37 países. Os vencedores foram selecionados por um júri internacional entre 85 projetos participantes nas mais diversas áreas da ciência.

Ainda em Praga e extra concurso, o projeto “SmartKit” foi convidado a participar na INESPO 2014 (International Environment & Scientific Project Olympiad) a realizar na Holanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB