Qui, 18 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Alterações climáticas são tema de brincadeira no “sambódromo” de Santarém

santaremcarnavalprograma

As alterações climáticas são o tema central da edição deste ano do Carnaval em Santarém, que promete muita folia e animação um pouco por todo o concelho entre os dias 1 e 5 de março, com especial destaque para o Jardim de São Bento, onde, à semelhança do ano passado, será montado o “sambódromo” que acolhe os dois desfiles principais.

O tema servirá “não só para a sensibilização dos mais novos, a nível das escolas, onde fazemos bastantes ações, mas sobretudo das gerações mais velhas, que não estão tão alerta para questões como o uso excessivo do plástico ou a importância da reciclagem”, explicou a vereadora Inês Barroso durante a conferência de imprensa de apresentação do programa do evento, que se realizou esta terça-feira, 12 de fevereiro.

“O sucesso do Carnaval dependerá da imaginação dos scalabitanos”, acrescentou, explicando que a Câmara mantém como objetivo celebrar o entrudo “com a prata da casa”, ou seja, com as associações e as coletividades das freguesias do concelho.

Prémios para os melhores foliões

Os momentos altos do Carnaval scalabitano serão os dois desfiles no “sambódromo” de São Bento, o primeiro noturno, na noite de sábado, 2 de março, e o segundo na tarde de terça-feira gorda, 5 de março, onde são esperados dezenas de carros alegóricos e centenas de foliões, organizados por freguesias.

No que se refere ao concurso promovido pela autarquia, o grupo vencedor leva um prémio de 1.000 euros, a que se seguem 700 euros para o segundo classificado e 400 euros para o terceiro, havendo ainda um prémio de 600 euros para o conjunto mais animado.

Segundo a vereadora Inês Barroso, o grupo vencedor terá obrigatoriamente que participar nos dois desfiles

Para estimular a participação das coletividades locais e ajudar a suportar as despesas, a Câmara atribui este ano um subsídio de 800 euros a cada grupo que se apresente com um carro alegórico e um mínimo de 20 elementos para participar nos dois corsos, 500 euros aos que desfilarem só num corso, 200 euros para os dois corsos sem carro alegórico, e 100 euros só num desfile.

O Carnaval em Santarém arranca na manhã do dia 1 de março, às 10 horas, com a habitual concentração de mascarados dos jardins-de-infância e escolas do concelho no Jardim da Liberdade, onde são esperadas cerca de 2.000 crianças, seguindo-se o baile interinstitucional, a partir das 14 horas, na Casa do Campino, que conta já com 90% das IPSS’s do concelho inscritas.

No dia 2, durante a tarde, há animação para famílias no Jardim de São Bento, ao passo que nos dias 3 e 4 não há atividades previstas na cidade para que os munícipes se desloquem aos bailaricos populares de Carnaval que ocorrem nas freguesias, organizados por coletividades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB