O tema do espaço interativo da Águas do Ribatejo no pavilhão das atividades económicas da Alpiagra destaca a importância da água enquanto bem essencial para a vida e alerta para os riscos da seca com um consumo desequilibrado e sem regras.
{creativeslider id=”15″}
No sábado, durante a inauguração do certame, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, manifestou a preocupação com a seca extrema vivida no país e realçou o compromisso de todos os cidadãos e entidades na mitigação da ameaça da escassez de água.
Maria do Céu Antunes revelou conhecer o projeto da Águas do Ribatejo, que foi pioneira no país na agregação de sete municípios que assumiram a gestão do processo completo no abastecimento de água e saneamento.
A presidente da Câmara de Alpiarça, Sónia Sanfona, realçou a necessidade de sensibilizar consumidores domésticos, empresas e instituições para o uso eficiente da água.
Alpiarça é um dos concelhos onde se registam elevados picos de consumo no Verão com utilização de água da rede pública para regas, lavagens e outros fins onde não se deve usar a água tratada da rede pública.
“Temos de continuar a fazer o reforço da sensibilização junto dos agricultores e produtores para o bom uso da água e para as práticas amigas do ambiente”, disse a autarca.