Ter, 23 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Águas de Santarém quer consumidores a poupar hoje para não faltar amanhã

A Câmara e a empresa municipal Águas de Santarém aproveitaram as comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinala esta sexta-feira, 22 de março, para lançar a campanha “Pelos Direitos da Água, nunca nos poupamos”, uma iniciativa que tem como objetivo o combate ao desperdício e a preservação deste recurso fundamental mas cada vez mais escasso em determinadas zonas.

“Quando existem estes dias evocativos de um determinado evento ou recurso, há que aproveitar para reforçar a nossa missão”, explicou o presidente do Conselho de Administração das Águas de Santarém (AS), Ramiro Matos, que esteve presente numa atividade de sensibilização dos mais novos realizada no Jardim da Liberdade.

“Pensávamos que a escassez era algo longínquo, mas a realidade é que as alterações climáticas provam que esse futuro é muito próximo”, acrescentou Ramiro Matos, adiantando que na região ainda não há necessidade aqui de fazer restrições ao consumo, mas é “fundamental apelar a poupança”.

“Isto não são frases feitas. Temos de dizer às pessoas que temos de poupar porque a água vai faltar”, disse Ramiro Matos, alertando que a situação de falta de água pode surgir quase de um dia para o outro e que, num curto espaço de tempo, pode ser necessário tomar medidas como proibir a lavagem de carros, o enchimento de piscinas ou a rega de jardins para garantir a água para consumo humano.

SENSIBILIZAR OS MAIS NOVOS QUE SERÃO OS MAIS PREJUDICADOS NO FUTURO

Para passar esta mensagem de poupança e consumo responsável, a Águas de Santarém escolheu os mais novos, que serão também os potencialmente mais afetados no futuro.

A empresa distribuiu no início da semana pelas escolas do primeiro ciclo um pequeno livro com os dez direitos da água, no fundo dez mensagens que apelam à poupança do que é descrito como “o bem mais precioso para o nosso planeta”.

Esta ação de sensibilização levou cerca de duas dezenas de crianças do Centro Social Interparoquial de Santarém ao Jardim da Liberdade, onde além de serem sensibilizados para o uso eficiente da água puderam brincar com as mascotes da Águas de Santarém e dar uns saltos num insuflável.

O vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, também marcou presença na iniciativa, onde não se cansou de interagir com os mais novos partilhando conselhos para a utilização responsável da água.

“É fundamental fazermos esta sensibilização através dos mais pequenos e fomentar-lhes o interesse e a preocupação com a importância da água. Desde pequenos que os devemos sensibilizar para um tema atual e que necessita que sejam tomadas já pequenas e grandes medias”, disse João Leite.

“E é bom saber que eles se preocupam com pequenos gestos como poupar águia a lavar os dentes”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB