Sáb, 24 Fevereiro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Açude obsoleto vai ser removido da Ribeira de Perofilho

A Câmara de Santarém, em colaboração com a Associação Natureza Portugal (ANP) e a WWF, uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, vão iniciar, durante os próximos meses, a remoção de um açude na Ribeira de Perofilho, localizado no concelho de Santarém, que já não cumpre a função para a qual foi construído e que, aos dias de hoje, está apenas a obstruir o curso natural da ribeira.


Esta remoção irá realizar-se com o apoio do programa European Open Rivers Programme, uma organização que atribui fundos dedicados à remoção de barreiras obsoletas em rios europeus, com vista ao seu restauro.

A remoção do açude de Perofilho vai permitir restaurar a conectividade fluvial da Ribeira de Perofilho e melhorar as condições de habitat de espécies nativas e ameaçadas, como a enguia (Anguilla anguilla), uma espécie migratória cujo ciclo de vida é impactado pela construção de barreiras fluviais), a rã de focinho pontiagudo (Discoglossus galganoi) e a lontra (Lutra lutra), cuja ocorrência foi documentada na proximidade deste açude.

O processo da remoção do açude (construído em betão) irá comportar várias fases. Antes da remoção, o projeto será apresentado à comunidade local, serão removidas espécies invasoras (nomeadamente canas invasoras) e serão monitorizadas as populações de peixes existentes. Após a remoção, terá início o restauro ecológico da área intervencionada, com a plantação de árvores e arbustos em ambas as margens e, durante os meses seguintes, será efetuada a monitorização das populações dos peixes, para verificar a evolução do seu estado antes e depois da remoção.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB