A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a preparar para o dia 13 de outubro, sexta-feira, às 10h13, um exercício público nacional que visa sensibilizar e capacitar todos os cidadãos para saberem o que fazer em caso de sismo.
A iniciativa, chamada “A Terra Treme”, tem a duração de 1 minuto e consiste em 3 gestos simples mas que podem fazer a diferença entre a vida e a morte – Baixar, Proteger e Aguardar.
Neste minuto, os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas e privadas) devem executar os 3 gestos de autoproteção acima referidos.
“Este exercício é um ato de cidadania. Reclama o nosso empenhamento, pois cidadãos mais bem informados e empenhados na sua própria proteção e segurança contribuem para uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar o risco sísmico”, refere uma explicação do Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Santarém, Mário Silvestre.
“É importante que cada um de nós se envolva na promoção e assuma a causa do fortalecimento da cultura de proteção e segurança. Como bem testemunhámos pelo evento sísmico ocorrido há dias no México, nenhuma nação ou sociedade está livre deste perigo, razão pela qual a nossa mobilização em torno desta causa da proteção e segurança pode, e deve, começar pelos 3 gestos simples”, acrescenta o CODIS.
A 13 de outubro celebra-se também o Dia Internacional de Redução das Catástrofes, que este ano tem como tema central “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”.
Saiba mais em www.aterratreme.pt.