Em comunicado, a GNR explica que os suspeitos, com idades entre os 18 e os 40 anos, foram detidos próximo da entrada da herdade, ainda no concelho de Almeirim, no âmbito de uma operação especial de prevenção criminal que resultou também na apreensão de 430 doses de MDMA, 252 doses de haxixe, 60 doses de cocaína, 15 gramas de ecstasy, 18 selos de LSD e 9 doses de canábis.
A guarda apreendeu ainda diverso material para acondicionamento e consumo das substâncias e deteve uma outra pessoa, um jovem de 19 anos, por situação irregular em território nacional, situação comunicada aos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Santarém.
A operação contou com o reforço do Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção.
Esta já não foi a primeira vez que a GNR realizou uma operação deste tipo na Herdade do Grou, onde se costumam realizar festas de música eletrónica tipo “rave”.
Há cinco anos, a 31 de janeiro de 2015, numa festa semelhante, a GNR efetuou 34 detenções na estrada de acesso à Herdade da Calha do Grou, em Monte da Vinha, Almeirim, um recorde em operações de combate à criminalidade.
Além dos detidos, 21 homens e 13 mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, os militares apreenderam na altura 12,08 gramas de cocaína, 9,40 gramas de ecstasy, 14,88 gramas de MDMA, 78,4 gramas de liamba e 343,54 gramas de cannabis.