Dezassete associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Santarém estão a participar na campanha Quartel Electrão, recolhendo pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis.
Na campanha, que arrancou em janeiro e termina no final do mês de novembro, estão a participar as associações humanitárias dos bombeiros de Alcanede, Almeirim, Alpiarça, Abrantes, Caxarias, Fátima, Ferreira do Zêzere, Freixianda, Golegã, Mação, Minde, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Torrejanos e Vila Nova da Barquinha.
Quem desejar participar, pode fazê-lo até 30 de novembro, depositando estes equipamentos nos locais disponibilizados pelas associações.
A associação que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, em peso, ganha um veículo de combate a incêndios. O segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual. Serão também atribuídos prémios por regiões, aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas e há ainda um prémio para distinguir o crescimento de associações participantes há pelo menos cinco anos.
A 9ª edição da campanha Quartel Electrão está a envolver um número recorde de 217 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país.