Segundo dados revelados pela unidade de saúde, 88% dos inquiridos num inquérito de satisfação aleatório realizado a 141 doentes, afirmaram estar muito satisfeitos com “o tempo disponibilizado pelo enfermeiro para esclarecer as suas dúvidas” e 89% referiram estar muito satisfeitos com “a forma como lhes é transmitida a informação”.
A visita pré-operatória de enfermagem do HDS foi criada em 2020, tendo sido concretizada por iniciativa da enfermeira gestora do bloco operatório Ana Lúcia Gonçalves e dos enfermeiros Carla Brás, Joaquim Correia e José Touret, responsáveis pela sua implementação.
Além de ser a primeira etapa do processo de enfermagem perioperatória, a visita pré-operatória de enfermagem do HDS é umas das atividades de enfermagem no perioperatório, dando início ao acolhimento do doente ao bloco operatório, e tem como objetivo conhecer o doente, identificar os problemas existentes e prepará-lo psicologicamente para a cirurgia.
Além disso, pretende “diminuir a ansiedade pré-operatória, através de um conjunto de informação sistematizada e adequada, esclarecer dúvidas e receios, para que o utente esteja clarificado e preparado física e emocionalmente para a intervenção cirúrgica”. Na prática, consiste numa entrevista ao doente, realizada na véspera ou no próprio dia da cirurgia.
Esta intervenção permite valorizar a humanização e personalização dos Cuidados de Enfermagem, transmitindo tranquilidade, confiança e segurança na Equipa que acolhe o utente e o acompanha no dia da intervenção cirúrgica.
“O ensino pré-operatório ao doente é essencial para a preparação para a cirurgia e consequente bem-estar”, conclui a equipa.