A Unidade de Dor da Unidade Local de Saúde da Lezíria deu início na sexta-feira, 23 de fevereiro, ao Programa Multimodal para Melhoria da Qualidade de Vida dos doentes com fibromialgia, que abrange nesta primeira edição, um total de oito doentes.
A coordenadora da Unidade de Dor, Sónia Menezes, revela que o objetivo deste programa “é fornecer informação sobre a doença e estratégias para melhoria da qualidade de vida dos doentes com fibromialgia, através de uma abordagem multidisciplinar integrada”.
Segundo a especialista, “a fibromialgia é uma condição clínica de etiologia multifatorial pelo que o tratamento deve ser multidisciplinar e contar com a participação ativa do doente”.
O programa agora iniciado é trimestral, realizado uma vez por semana e contempla um conjunto de doze sessões. É constituído por sessões teóricas de educação para a saúde, sessões de mindfulness, bem como sessões práticas de reabilitação psicológica, emocional e física.
A Unidade de Dor Crónica da ULS Lezíria tem como missão principal a melhoria da capacidade funcional e da qualidade de vida dos doentes com dor crónica, visando o controlo da dor e a promoção da autonomia dos doentes.