A viatura, que custou cerca de 23 mil euros aos cofres do município, será importante para as deslocações no âmbito do plano nacional de vacinação contra a COVID-19, cuja primeira fase se iniciou há poucos dias.
Segundo o presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, esta oferta serve, sobretudo, para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde.
“Eles têm um papel fundamental na prestação de cuidados ao domicílio, na questão dos testes e, futuramente, da vacinação”, explicou o autarca, acrescentando que “havendo esta necessidade, e tendo a Câmara a oportunidade de fazer esta compra, pareceu-nos fazer todo o sentido disponibilizar esta viatura”.
Durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que se realizou na manhã desta quarta-feira, 6 de janeiro, Pedro Ribeiro recordou que a Câmara, nos últimos quatro a cinco anos, investiu cerca de 300 mil euros na requalificação de todas as extensões de saúde no concelho e no apoio ao centro de saúde local.
“Pode até não parecer um investimento racional, mas o facto de termos reaberto as extensões de saúde da Raposa ou de Marianos, por exemplo, é um sinal claro para aquelas populações de que não foram abandonadas pelo Estado”, afirmou o autarca.
O secretário de Estado que coordena o combate à pandemia a nível nacional, Duarte Marques, também esteve presente na cerimónia e elogiou o apoio que a Câmara de Almeirim tem dado à área da saúde, mesmo estando fora das suas competências diretas.
“A Câmara tem vindo a mostrar que se importa verdadeiramente com os problemas das pessoas e do território”, afirmou Duarte Cordeiro, para quem ofertas como esta serão fundamentais para garantir a vacinação a quem reside no interior do país.
“A existência de veículos que permitem fazer deslocações a casa das pessoas e a instituições são muito importantes, e vão ser muito úteis em territórios onde existam dificuldades para as populações se moverem para centros de saúde ou espaços criados para este processo de vacinação”, destacou o responsável do governo.
Esta é a segunda viatura que a Câmara de Almeirim oferece ao Centro de Saúde da cidade.
A primeira sido entregue em janeiro de 2020, aquando da constituição de uma nova Unidade de Saúde Familiar.
