PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

ULS Médio Tejo investe 2,4 milhões em robot cirúrgico de última geração

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) adquiriu um robot cirúrgico de última geração, num investimento de 2,4 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O equipamento, que será instalado no Hospital de Tomar, vai revolucionar a prática cirúrgica na região, reforçando a diferenciação tecnológica e clínica da ULS e consolidando o papel de referência dos hospitais de Abrantes, Torres Novas e Tomar na prestação de cuidados de saúde de excelência à população dos onze concelhos servidos pela instituição.

A plataforma robótica de alta precisão, desenhada para cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral, vai aumentar a segurança e a precisão das intervenções, reduzindo riscos e tempos de recuperação e colocando a ULS Médio Tejo na linha da frente da inovação cirúrgica no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O sistema integra uma consola de controlo, quatro braços robóticos independentes e tecnologia de visualização 3D, oferecendo uma experiência cirúrgica mais estável e eficiente tanto para os profissionais como para os doentes.

O novo robot cirúrgico foi anunciado esta segunda-feira pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Médio Tejo na cerimónia que assinalou os 40 anos do Hospital de Abrantes. Casimiro Ramos referiu que “o que há dois anos era um sonho é agora uma realidade”, e explicou que “a aquisição deste equipamento altamente diferenciador, no valor de 2,4 milhões de euros, só é possível graças ao apoio do Governo através do PRR e representa um passo muito relevante na atração de profissionais especializados mas, acima de tudo, na capacidade de prestar cuidados de saúde mais qualificados aos nossos utentes”, disse.

Só nos últimos anos, a instituição investiu mais de nove milhões de euros em melhorias estruturais e tecnológicas, entre as quais se destacam a instalação da nova Ressonância Magnética de Abrantes, a requalificação energética da instituição com painéis fotovoltaicos, a renovação da rede de águas e requalificação das novas instalações da Consulta Externa e da Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital Dr. Manoel Constâncio.

“Estes investimentos e os que estão em curso inserem-se numa estratégia de complementaridade que assenta no Hospital de Abrantes como principal resposta ao doente crítico, em situação de urgência e emergência. O Hospital de Tomar afirma-se como Centro Cirúrgico de excelência, e o Hospital de Torres Novas como Centro Clínico de referência, dedicado a mais consultas de especialidade e cirurgia de ambulatório”, explicou o Presidente da ULS Médio Tejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB