Durante o ano de 2023, a Unidade de Cuidados Intensivos da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) esteve envolvida na doação de 30 órgãos para transplantação, provenientes de 13 dadores.
A ULS Médio Tejo, segundo dados divulgados pelo Conselho de Administração, “colheu para transplantação 13 rins, 12 fígados, quatro pulmões e um pâncreas”, num comunicado que salienta que “no balanço dos últimos 14 anos, a região do Médio Tejo foi responsável por 220 órgãos para transplantação, provenientes de 94 dadores”.
O resultado obtido pela ULS Médio Tejo em 2023 “é duas vezes e meia superior à atividade registada no ano anterior”, uma vez que, em 2022, “foram colhidos 12 órgãos, provenientes de cinco dadores”.
A ULS Médio Tejo contribuiu “para que o país se mantenha com aqueles que são os terceiros melhores indicadores da transplantação de órgãos do mundo”, salienta o comunicado, que acrescenta que a Instituição “dispõe de uma equipa multidisciplinar dedicada, cuja atuação tem permitido atingir indicadores bastante positivos”.