Seg, 29 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

ULS Lezíria fez 215 cirurgias ao cancro de mama

A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria realizou 215 cirurgias para tratamento do cancro da mama durante o ano de 2023, período onde foram realizadas mais de 500 primeiras consultas, resultando no diagnóstico de mais de 200 novos casos de cancro de mama.

Em comunicado, a ULS alerta que “o aumento significativo do número de casos de cancro de mama em mulheres com menos de 40 anos é notável, especialmente se se tiver em consideração que muitas delas apresentam alterações genéticas”.

A coordenadora da Unidade de Patologia Mamária, Madalena Nogueira, acrescenta que em 2023, 60% das cirurgias realizadas ao cancro da mama foram conservadoras, constituindo-se como objetivo em 2024 atingir os 70%.

A Unidade tem sido pioneira em diversas áreas destacando-se na implementação do modelo “One Day Surgery” no tratamento cirúrgico do cancro da mama, em que as doentes são submetidas a cirurgia, conservadora ou radical, e têm alta antes de completarem 24 horas pós cirúrgicas.

O serviço de radiologia tem também demonstrado estar na vanguarda na deteção precoce e na avaliação de lesões mamárias suspeitas, com a introdução da mamografia espectral com contraste, em 2016, sendo o primeiro hospital a nível nacional a ter este tipo de exame inovador.

Prevê-se, ainda, para breve a implementação de dispositivos com tecnologia radar que irá permitir a localização de tumores não palpáveis e a marcação dos gânglios axilares.

Em 2022, a Breast Centres Network, que agrega uma rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e ao tratamento do cancro da mama, certificou, novamente, a Unidade de Patologia Mamária reafirmando a excelência no tratamento do cancro da mama neste centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB