“É prioritário manter as regras de proteção ao novo Coronavírus. A imprevisibilidade deste novo vírus, SARS-CoV-2, obriga todos a um reforço de comportamentos de proteção individual e coletiva”, refere um comunicado da CDPC de Santarém.
De acordo com a mesma fonte, o surgimento de novos surtos e o aumento continuado de novos infetados, em particular na Área Metropolitana de Lisboa, “pode ter um grande impacto no distrito de Santarém”.
“Este mês de julho marca, também, o início da época de férias com o «regresso à terra» de muitos conterrâneos e também um maior fluxo de turistas. Mas este verão tem de ser diferente. A realidade do COVID19 deve obrigar cada um a proteger-se a si próprio, aos seus familiares e à comunidade a que pertence”, pode ler-se no mesmo comunicado.
A Comissão Distrital de Proteção Civil diz ainda que o desconfinamento exige maior responsabilidade individual e social e apela ao reforço das seguintes quatro regras de proteção:
Distanciamento Social – se encontrar um amigo, familiar ou conhecido dê um passo atrás e sorria. Lembre-se que o contacto pessoal (abraço, beijo, aperto de mão) potencia o contágio.
Higienização das mãos – Lave frequentemente as mãos, cumprindo os 20 segundos no mínimo de duração da lavagem, ou desinfete-as com solução alcoólica.
Etiqueta Respiratória – se tossir ou espirrar faça-o para o cotovelo ou para um lenço descartável e coloque-o no lixo.
Uso de máscara – use sempre máscara em locais públicos fechados e em situação de aglomerados de pessoas.
































