Qui, 27 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Serviço Nacional de Saúde estuda nova unidade local para a Lezíria

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) Vai criar um grupo de trabalho com a missão de elaborar o plano de negócios da futura “Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULSL), um modelo de gestão que agrega cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados continuados.


Na deliberação tomada a 17 de fevereiro, a que a Rede Regional teve acesso, é explicado que “numa perspetiva de qualificação da resposta, simplificação de processos, incremento na articulação de cuidados entre equipas de profissionais de saúde, com o foco na experiência e nos percursos entre os diferentes níveis de cuidados de saúde utilizados pelos utentes, torna-se, fundamental promover a integração, com maior proximidade das instituições, numa mesma área geográfica, melhorando a participação dos cidadãos, das comunidades, dos profissionais e das autarquias na definição, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, maximizando o acesso e a eficiência do SNS”.

O plano de negócios deverá incluir a análise dos impactos clínicos e financeiros desta nova forma de organização, assegurando os ganhos em saúde gerados pela integração de cuidados, pela proximidade das decisões, pelo incremento da autonomia da nova instituição, promovendo os cuidados de saúde primários como a base do sistema, fornecendo os meios e os recursos necessários para a sua missão.

Em declarações à agência Lusa, a responsável na DE-SNS pelos cuidados de saúde primários, Fátima Fonseca, considerou que no caso da abertura das ULST, “há aqui uma grande oportunidade”, pela corresponsabilização e pela avaliação da globalidade dos cuidados e da população, nomeadamente no que se refere aos utentes sem médico de família ou sem equipa de saúde familiar.

“Esta gestão integrada poderá ser também uma oportunidade de reorganizarmos as nossas respostas e propormos respostas diferentes que vão a encontro das necessidades desta população até que seja possível, e idealmente, todos os nossos utentes terem acesso a uma equipa de saúde familiar”, declarou.

Questionada se abertura das ULS poderá aliviar a pressão sobre as urgências, a médica afirmou que “o problema da sobrecarga e da recorrência desadequada ao serviço de urgência não é só um problema do hospital nem dos cuidados de saúde primários”.

O grupo de trabalho para a ULSL é composto peplo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, pela presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, e pelo diretor executivo do ACeS da Lezíria. Poderá consultar outras entidades ou peritos que entenda por convenientes, tendo presentes as áreas de trabalho abrangidas no âmbito da sua missão.

O plano de negócios deve contemplar a descrição da área de influência direta e indireta, a análise do perfil assistencial e os meios técnicos e humanos do ACeS e da instituição hospitalar a integrar na futura “Unidade Local de Saúde da Lezíria, o posicionamento estratégico da nova entidade, identificando a oferta de cuidados de saúde, a análise SWOT e os objetivos estratégicos, onde são apresentadas as várias áreas em que se pretende intervir, bem como as ações e iniciativas concretas que se pretendem implementar para a sua concretização.

Fará ainda a análise económico-financeira e a definição das vantagens do novo contexto versus a realidade anterior, numa dinâmica de sustentabilidade, com os eventuais ganhos em saúde com a criação da futura ULSL.

O plano de negócios deve incluir ainda os investimentos delineados pelas várias instituições, os projetos em curso e os que estavam em fase de preparação para o futuro, nas vertentes assistencial, de formação e de investigação e a proposta de designação da nova entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png