A assinatura deste protocolo, feita entre os presidentes das duas instituições, Casimiro ramos e Luís Albuquerque, decorreu no Centro de Congressos de Ourém, espaço onde se irão desenvolver parte das atividades da equipa, a partir do dia 15 de novembro, em simultâneo com as que já são realizadas no Centro de Saúde de Ourém.
As equipas comunitárias de saúde mental são um dos pilares para a prestação e promoção de cuidados assistenciais na área da saúde mental, quer pela proximidade e acessibilidade, quer pelo combate ao estigma e caráter inclusivo, envolvendo o trabalho em rede entre os cuidados primários, hospitalares e estruturas na comunidade.
As equipas comunitárias são constituídas por médicos psiquiatras, psicólogos clínicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e administrativos. Repartem a sua atividade assistencial em consultas externas, visitas domiciliárias, no treino de atividades de vida diária e no desenvolvimento do início de programas individualizados de reabilitação na doença mental grave. Intervêm igualmente junto de grupos vulneráveis e famílias, na sensibilização para a promoção da Saúde Mental e na articulação com autarquias, IPSS ou outras estruturas relevantes da comunidade