Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) anunciaram esta quarta-feira, 29 de outubro, a resolução do problema informático que afetou o normal funcionamento da prestação de serviços médicos e levou mesmo ao encerramento da extensão de saúde de Santa Margarida, no concelho de Constância.
A confirmação foi avançada à agência Lusa por Ana D’Avó, responsável pela comunicação da SPMS, entidade responsável pela gestão e manutenção dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, que explicou que tudo se ficou a dever a “um problema na rede de internet, um problema de ‘performance’ que tinha a ver com a infraestrutura existente e que condicionou os aplicativos.
O problema, que afetou mais de 2.500 utentes, demorou 3 dias a ser identificado e resolvido e, segundo a mesma responsável, já estará resolvido esta quinta-feira, dia 30, data em que se prevê que as consultas voltem à normalidade.
“O problema não era de acesso aos ficheiros dos utentes, mas eventualmente no programa de prescrição de medicamentos, devido a um ‘upgrade’ efetuado recentemente. Com a substituição do ‘link’, e em articulação com o ACES do Médio Tejo, as consultas voltam quinta-feira à normalidade em Santa Margarida”, assegurou Ana D’Avó.