Dom, 6 Outubro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Populares exigem mais médicos no centro de saúde de Alpiarça


A colocação de mais dois médicos em Alpiarça para substituir os clínicos cubanos que deixaram de prestar serviço no passado mês de Junho foi a principal reivindicação assinalada pelos cerca de 500 populares que participaram numa vigília de protesto em frente ao centro de saúde local, na terça-feira, 17 de Julho.

A comissão de utentes de saúde do concelho de Alpiarça, que organizou esta iniciativa, colocou uma tribuna pública no local para dar oportunidade aos munícipes de expressarem o seu descontentamento com a prestação de cuidados de saúde no concelho, e relatarem de viva voz os problemas que enfrentam ou as situações de falta de assistência que são obrigados a superar.

Além dos populares, a vigília, realizada entre as 18 e as 20 horas, contou com as intervenções de António Filipe, deputado do PCP eleito pelo círculo de Santarém, Mário Pereira, presidente da Câmara de Alpiarça, Francisco Madeira Lopes, do Partido Ecologista “Os Verdes”, e de Elisabete Relvas, da comissão de saúde local, entre outros responsáveis políticos.

Recorde-se que a cessação de funções dos dois clínicos de Cuba, a quem a Ordem dos Médicos retirou a autorização para exercer medicina após terem chumbado num exame de português, deixou cerca de 4 mil utentes sem médico de família. Estes profissionais vão voltar a realizar o exame no final do mês de Agosto.

O presidente da Câmara de Alpiarça disse ter a garantia da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) de que os médicos serão novamente colocados em Alpiarça assim que tiverem aprovação da Ordem dos Médicos. Com este assunto em cima da mesa, Mário Pereira reuniu com a direcção da ARS-LVT na semana passada.

Além desta questão, os utentes de saúde de Alpiarça bateram-se também pela reabertura das extensões de saúde nas aldeias do Frade de Baixo e Frade de Cima e pelo reforço dos serviços de enfermagem no centro de saúde de Alpiarça, entre outras questões pelas quais a comissão promete lutar em novas acções de protesto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB