Segundo a Rede Regional apurou junto de fonte da proteção civil, o primeiro caso positivo foi registado na quarta-feira à tarde, num idoso que ficou internado no Hospital de Santarém (HDS), o que levou a que fossem testados os 32 utentes e 23 funcionários, num total de 55 pessoas.
Os resultados chegaram na tarde de ontem, com 13 dos 55 testados a testarem positivo, elevando para 14 o número de infetados – 10 utentes e 4 funcionários.
Os funcionários infetados foram enviados para casa, onde estão a cumprir isolamento profilático, enquanto os 9 idosos que ficaram no lar (o outro está internado do HDS), estão também isolados dos restantes utentes.
A Segurança Social, as autoridades de saúde e a proteção civil já estão a preparar um plano conjunto para descontaminação do espaço, que, à semelhança do que aconteceu no lar fonte Serrã, na Póvoa de Santarém, poderá passar pela retirada temporária dos idosos.
NOVA DESCONTAMINAÇÃO NO FONTE SERRÃ
Esta quinta-feira, dia 3, dois dos 22 utentes que ainda permanecem no Lar Fonte Serrã foram transportados ao Hospital de Santarém, onde já estavam outros 11 utentes, a que se juntam 9 internados na unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, num total de 22 utentes hospitalizados.
Recorde-se que os 18 utentes daquela unidade de apoio à terceira idade que não estão infetados com Covid-19 foram transferidos ontem mesmo para um lar em Fátima, onde irão ficar até o surto detetado na instituição estar resolvido.
O Fonte Serrã deverá ser descontaminado novamente nas próximas horas, uma operação que está já a ser preparada pela proteção civil.
Refira-se que os proprietários do Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã, na Póvoa de Santarém, e da Quinta do Valmonte, na Portela das Padeiras, têm ligações familiares.
































