Seg, 22 Abril 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Meio milhar de crianças e jovens aprendem a racionalizar consumo de água

aguas criancas samora

Perto de meio milhar de crianças e jovens participaram na quinta-feira, 19 de março, nas comemorações do Dia Mundial da Água. A iniciativa, promovida pela associação ambientalista Quercus e pela empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, realizou-se no Centro Cultural de Samora Correia, em colaboração com o Agrupamento de Escolas e o Município de Benavente.

As duas organizações aproveitaram a data para a realização de uma semana de ações de sensibilização nas escolas ribatejanas e o lançamento de novos materiais didáticos com apelos às boas práticas no consumo de água, tratamento de esgotos e recolha seletiva dos resíduos sólidos.

Nesta sessão, com o lema “Diz Adeus ao Desperdício de Água. Consome de Forma Responsável”, os alunos do 5º ao 9º ano de Samora Correia debateram os comportamentos e atitudes a adotar para reduzir a pegada hídrica, consumindo a água estritamente necessária.

As vantagens do consumo da água da torneira também foram enunciadas pela Quercus. Segundo a associação ambientalista,  a água da rede é mais completa dada a riqueza de sais e elementos, de melhor qualidade, mais barata e mais amiga do ambiente “porque evita a produção de resíduos de plástico, que são uma ameaça para o Planeta”.

Segundo a Quercus, “com o custo de um garrafão de marca branca, que é de 50 cêntimos podemos consumir 1000 litros de água da rede, o equivalente a 4.000 copos de água”, explicou Filipa Alves, técnica do Projeto Escolas Amigas da Água que a associação ambientalista promove em parceria com a ÁGUAS DO RIBATEJO há três anos.

A Águas do Ribatejo está a apostar no combate ao desperdício reduzindo as perdas de água (água que é tratada e não é faturada, perdendo-se antes da chegada ao consumidor) para valores próximos dos 30 % e com o objetivo de chegar aos 20% antes de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB