O Espaço Trocas, que no dia 14 de dezembro comemorou o sétimo aniversário, funciona em sistema de trocas, com recurso a uma moeda solidária (“cabacinhas”), e é, de acordo com Carla Ferreira, enfermeira da equipa, “um projeto de inclusão e de reabilitação psicossocial para pessoas com doença mental, favorável ao desenvolvimento de competências relacionais, sociais e laborais”.
{creativeslider id=”15″}
Carla Ferreira destaca que este projeto põe em prática as orientações do Programa Nacional de Saúde Mental, uma vez que “contempla estratégias que promovam a reabilitação psicossocial e a inclusão da pessoa com doença mental na comunidade, evitando o afastamento destes do seu meio natural”. Além disso, “fomenta a literacia em saúde mental e reduz o estigma associado à doença”.
Neste momento, o espaço tem 370 utilizadores inscritos, com uma média de 10 atendimentos diários. Os produtos mais procurados são alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupa e utensílios de cozinha. Quem quiser entregar este e outros produtos pode fazê-lo no Espaço Trocas, que funciona no edifício da delegação da União de Freguesias da Cidade de Santarém, em São Domingos, 2.ª e 4ª feira, das 10h às 12h30.
No aniversário desta loja solidária, assinalado com a atuação do coro do Hospital de Dia de Psiquiatria, Vanda Alambre, vogal do Conselho de Administração do HDS, destacou: “O Espaço Trocas é um projeto que se concretiza no dia a dia, pensando sempre no amanhã e na integração das pessoas com doença mental na nossa sociedade, combatendo o estigma que ainda possa existir.”
O aniversário contou ainda com a presença de Paula Pinheiro, da diretora do Serviço de Psiquiatria do HDS, Ana Mendes Castelo, psicóloga no HDS, assim como do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e João Leite, respetivamente, do presidente da União de Freguesias de Santarém, Diamantino Duarte, e Luís Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental – APPACDM.