PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Lezíria vai ter programa regional de Desfibrilhação Automática Externa (DAE)

Imagem de Arquivo / Ilustrativa

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria assinaram esta terça-feira, 8 de outubro, um protocolo que permite a colaboração entre as câmaras da região e a ULS para que haja um programa regional de DAE – Desfibrilhação Automática Externa.

A informação é avançada pelo presidente da CIMLT, Pedro Ribeiro, que explica que durante anos fez esta proposta, sem sucesso, porque “num País de muitas «quintas e quintinhas» nem sempre é fácil a colaboração entre entidades”.

“Para termos uma ideia, cada DAE tem um «programa» próprio e, segundo algumas interpretações, quem faz parte de um não pode usar outro, onde não esteja registado, mesmo que o equipamento físico seja o mesmo”, explica o autarca.

Segundo Pedro Ribeiro, este protocolo agora assinado vai permitir ultrapassar tudo isto e ao mesmo tempo incentivar a formação de centenas/milhares de pessoas, algo da maior importância para o sistema.

“Quantos mais tiverem formação e conseguirem usar os DAE’s mais protegidos estaremos todos, em conjunto”, refere o presidente da CIMLT, agradecendo a abertura do Conselho de Administração da ULS na procura de soluções, nem sempre fáceis, para materializar esta parceria.

O Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória (PCR) e que tem como função aplicar uma carga elétrica no tórax. Pode ser utilizado também por não profissionais de saúde, idealmente com formação em Suporte Básico de vida (SBV).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas