Este é um nascimento que marca a reabertura dos Serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e a Unidade de Cuidados Neonatais, que nos últimos meses sofreram obras de requalificação, e que agora permitem que os partos decorram com a presença de um acompanhante.
O acompanhante deve respeitar as normas de segurança, ou seja, não ter estado em contacto com pessoas infetadas por SarsCov-2 nos 14 dias anteriores à entrada na maternidade e não ter sintomas de infeção. Reunidas estas condições ser-lhe-á efetuada colheita para teste ao SarsCov-2.
Com resultado negativo ao teste, o acompanhante poderá permanecer no quarto junto da grávida até ao parto. Durante este período as saídas do quarto estão restringidas ao estritamente necessário. Ausentar-se implica a suspensão do direito de permanência. Quando a grávida for transferida para o internamento, depois do nascimento do bebé, o acompanhante terá que se retirar.
Atualmente, as parturientes fazem o acesso à maternidade pela entrada principal, no piso 3, e vão diretamente ao piso 5, onde fazem a sua inscrição e triagem. O Bloco Cirúrgico para parturientes confirmadamente “não covid19” é, também, no piso 5. Ou seja, no caso de ser necessária a realização de cesariana, esta acontecerá também no piso 5, cujo Bloco Operatório foi, igualmente, alvo de obras de requalificação.