O Hospital Distrital de Santarém (HDS) solicitou a transferência para outras unidades de saúde de todos os doentes com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Enfarte Agudo do Miocárdio desde as 9 horas deste sábado, 2 de dezembro, até às 9 horas da próxima segunda-feira, dia 4.
Na prática, isto significa que os doentes urgentes das chamadas “Via verde AVC” e “Via verde Coronária” são transferidos para os serviços de urgência de outros hospitais da Rede de Referenciação Hospitalar de Urgência / Emergência atualmente em vigor.
A situação já tinha ocorrido no passado dia 11 de novembro, e volta a repetir-se pelas mesmas razões, segundo a comunicação que o HDS enviou às várias entidades ligadas ao socorro, e a que a Rede Regional teve acesso: a “escassez recursos humanos e excesso de doentes”, que leva à “necessidade de adaptar a capacidade de resposta do Serviço de Urgência de Medicina Interna”.
Apesar de admitir não ter capacidade de resposta, segundo a mesma comunicação, o HDS considera que “assegurado esse encaminhamento, fica assim garantida a prestação de assistência adequada e em tempo útil aos utentes que possam vir a necessitar do tipo de cuidados atrás referidos”.
O hospital scalabitano já comunicou também que o Serviço de Urgência Obstétrica – Bloco de Partos estará sem receber pacientes durante cinco dias, entre as 8 horas de 5 de dezembro e as 8 horas de 10 de dezembro.