Nos dados, divulgados pelo Ministério da Saúde, o HVFX integra o grupo das unidades hospitalares que registaram os maiores aumentos do número total de consultas externas quando comparado com o ano de 2019, juntamente com o IPO de Coimbra, com o Centro Hospitalar de Leiria, com o Hospital de Braga e com o IPO de Lisboa.
Este resultado revela a capacidade operacional do HFVX, que viu a sua atividade assistencial retomar e, em algumas áreas suplantar, os números do ano pré pandémico, ou seja, 2019.
Apesar do grande fluxo de utentes ao Serviço de Urgência, o Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, em conjunto com os diretores de diferentes serviços, têm conseguido incrementar a atividade programada, como espelham já os dados provisórios do mês de outubro de 2021.
Um mês em que, a exemplo do que aconteceu em setembro, se ultrapassaram as 1000 cirurgias e foram realizadas cerca de 17 mil consultas externas.
Ainda a título de exemplo, a hemodiálise teve um aumento global de atividade de 5,5%, em outubro de 2021 face a 2019, com destaque para as sessões a doentes internados que tiveram um acréscimo de 85%. Este aumento de 85% é já resultado da reorganização do internamento das diversas especialidades médicas que permitiu afetar capacidade de internamento à especialidade de Nefrologia.
Estes dados, ainda que provisórios, sustentam a informação dada aos autarcas dos cinco municípios da área de influência do HVFX, em reunião realizada recentemente, e na qual foram transmitidos dados efetivos da atividade assistencial do hospital, demonstradas as melhorias na organização dos serviços e os investimentos previstos e em curso.
































