O diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias de Informação, Pedro Teixeira, explica que “a modernização dos sistemas de autenticação, incluindo sistemas que garantam a não rejeição das ações através de auditorias aos sistemas de informação (SI), é crucial para o correto funcionamento e para a segurança dos dados”.
A administração do HDS, garante que “desta forma, é possível mitigar os riscos de utilização de métodos frágeis na autenticação por parte dos utilizadores, tais como palavras-passes simples e facilmente decifráveis, bem como garantir a criação de registos das autenticações realizadas nos sistemas de informação integrados.
“A implementação da solução de Disaster Recovery possibilita um alto nível de segurança e proteção contra falhas, baseado numa réplica dos SI atuais, com criação de mecanismos de replicação de backup. O HDS passou a ter um sistema redundante que garante a disponibilização dos SI, mesmo durante o processo de recuperação dos SI afetados, de forma a minimizar os impactos negativos”, destaca Pedro Teixeira.
O HDS passou a contar também com o sistema informático Alertus, que possibilita a comunicação com todos os colaboradores de forma rápida e imediata, através do envio de mensagens pop-ups para todos os postos de trabalho, em situações emergentes, programadas e quando é necessário disseminar outro tipo de informações. Em situações de emergência, é possível alertar todos os colaboradores com apenas um clique, para que possam ser tomadas medidas para garantir a segurança.