Seg, 15 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Hospital de Santarém leva cuidados de saúde mental à comunidade

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) criou uma equipa comunitária de saúde mental na área da psiquiatria da infância e adolescência para fazer chegar cuidados de saúde mental à comunidade, nos concelhos de Salvaterra de Magos, Coruche e Almeirim.


Segundo Nazaré Matos, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HDS, esta equipa “tem como objetivo aproximar os serviços de saúde mental da comunidade, dando enfoque à prevenção da doença e promoção da saúde mental, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas”.
A equipa, segundo a mesma responsável, pretende “desenvolver um trabalho de proximidade com populações mais distantes do hospital, permitindo uma atividade assistencial direta ao intervir nas situações de psicopatologia, e de promoção e prevenção, capacitando mais crianças, adolescentes e suas famílias”.
A atividade da equipa será desenvolvida em articulação com os Cuidados de Saúde Primários e com estruturas de outros setores da comunidade, nomeadamente ao nível da educação, promoção e proteção, autarquias e outras entidades locais.
Para Nazaré Matos, o desenvolvimento deste trabalho em rede é fundamental para uma intervenção integrada em saúde mental da infância e adolescência, tendo em conta que a equipa é constituída por profissionais das áreas da psiquiatria da infância e adolescência, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e do serviço social.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB