O Hospital Distrital de Santarém (HDS) foi autorizado pelo Ministério da Saúde a contratar 20 enfermeiros e 23 assistentes operacionais para os serviços de Internamento e de Urgências, e quer reforçar o internamento com 28 camas a instalar no Hospital de Torres Novas.
A informação é avançada pela agência Lusa que cita o presidente do Conselho de Administração do HDS, José Josué, que explica que “o processo de ativação de 28 camas no Hospital de Torres Novas [que, com as unidades de Tomar e de Abrantes, no distrito de Santarém, integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo], “está em curso”.
Segundo a mesma fonte, as condições em que se fará a abertura desse serviço deverão estar definidas “nas próximas semanas”, como “reforço do internamento” do Hospital de Santarém.
O reforço de enfermeiros agrada à direção regional do Sindicato dos Enfermeiros. Também à Lusa, Helena Jorge, líder daquela estrutura sindical, diz que esta a contratação, que se segue à admissão de 35 novos enfermeiros no mês passado, vem ajudar a resolver a grave falta de profissionais no Hospital de Santarém.
Ainda assim, o sindicato quer igualmente a adoção de outras medidas, como a alteração do funcionamento e do horário da farmácia hospitalar (que atualmente encerra às 17h00), da higiene e limpeza e do controlo das visitas aos doentes que considera estar a contribuir para o aumento das infeções hospitalares.
Helena Jorge disse ainda à Lusa que foi garantido que, após a colocação dos enfermeiros, será feita nova análise para perceber se se mantém a necessidade de reforço, adiantando ter sido referida a possibilidade de contratação de mais 24 profissionais caso abra o serviço em Torres Novas.