O Hospital Distrital de Santarém e o Centro Hospitalar do Médio Tejo, que junta as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas, estabeleceram um protocolo com 6 hospitais de Lisboa que visa a cooperação em especialidades médicas, na compra de material clínico e no transporte de doentes, entre outras valências.
A cooperação estende-se, por exemplo, a consultas, cirurgias, partilha de médicos em especialidades como Anatomia Patológica, Psiquiatria, Oncologia, Radioterapia, Ortopedia, Dermatologia, Urologia/Litotrícia, Hematologia ou Cirurgia Vascular, bem como à compra de material clínico como próteses, reagentes, ventiladores, roupa e fardamento, e ao transporte de doentes, à telemedicina ou à teleradiologia.
A iniciativa faz parte de uma medida a nível nacional, em que foram assinados 25 protocolos de afiliação, e que visam “melhorar o serviço prestado aos utentes, contribuindo para a otimização de recursos humanos e materiais.
No caso dos 4 hospitais do distrito, foram estabelecidos protocolos com o Centro Hospitalar de Lisboa Central, que inclui os hospitais São José, Santo António dos Capuchos, Santa Marta, Dona Estefânia, Curry Cabral e Maternidade Alfredo da Costa.