A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Marinhais-Glória, integrada na Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), evoluiu para Unidade de Saúde Familiar (USF) modelo B, adotando o nome USF Falcão Real, e aumentando assim a oferta de cuidados de saúde no concelho de Salvaterra de Magos.
Com uma abrangência de 10.700 utentes, a USF Falcão Real iniciou a sua atividade no dia 2 de janeiro, nas antigas instalações. Para assinalar este marco, o conselho de administração da ULS Lezíria visitou, esta terça-feira, 6 de janeiro, as instalações da USF Falcão Real. Durante a visita, os responsáveis puderam interagir com a equipa de saúde, conhecer as novas dinâmicas de funcionamento e acompanhar as melhorias implementadas no modelo assistencial.
Em comunicado, a ULS Lezíria, explica que “esta mudança reforça a proximidade, eficiência e qualidade na prestação de cuidados de saúde primários à população”.
Assim, no total passam a ser 16 USF modelo B, distribuídas pelos nove concelhos abrangidos pela ULS. Estas unidades são constituídas por equipas multidisciplinares, incluindo médicos de família, enfermeiros e secretários clínicos, que assumem o compromisso de assegurar o acesso regular e contínuo de todos os utentes a um médico e a um enfermeiro de família.
As ULS modelo B funcionam com base em requisitos rigorosos de organização e qualidade, beneficiando de um modelo de pagamento por desempenho. Este sistema de incentivos, associado à produtividade da equipa, promove uma maior eficiência, qualidade nos cuidados prestados e um melhor acesso.
Além disso, este modelo organizativo proporciona maior satisfação tanto aos utentes quanto aos profissionais de saúde, revelando-se mais eficaz na captação de recursos humanos.




























