Qui, 16 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Grávidas encaminhadas para Abrantes quando as urgências estavam encerradas

Quatro mulheres grávidas foram encaminhadas pela Linha SNS24 na véspera e no dia de Natal para as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Abrantes, numa altura em que este serviço estava encerrado. A informação é confirmada pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, que agrega as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, e que já abriu um processo interno de averiguações.

Em declarações à agência Lusa, a ULS Médio Tejo assegura que “os profissionais médicos e de enfermagem escalados” no Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia da ULS Médio Tejo “receberam todas as utentes encaminhadas pela linha SNS24, apesar da situação de contingência programada”. Lamentando “incómodos causados às utentes”, a ULS considera que “impõe-se agora o apuramento em maior detalhe sobre o que originou esta deficiente comunicação” entre a ULS Médio Tejo e a Linha SNS Grávida-Ginecologia.

A ULS Médio Tejo refere que “os dados preliminares à informação disponível atestam que a informação sobre os horários de funcionamento das urgências hospitalares foi, como habitualmente, introduzida na plataforma de Sistema de Dados Mestre do SNS no passado dia 20 de Dezembro” e “assinalados correctamente os períodos de constrangimento” da urgência de Ginecologia-Obstetrícia em Abrantes.

A página online com os horários de funcionamento das urgências hospitalares indica que a urgência de Ginecologia-Obstetrícia da ULS Médio Tejo está “referenciada” nos dias 28 e 29 de dezembro, ou seja, encontra-se “reservada às urgências internas e aos casos referenciados pelo CODU/INEM e pela Linha SNS24”. Na plataforma é ainda indicado que aquele serviço de urgência em Abrantes estará encerrado entre os dias 30 de dezembro e 02 de janeiro de 2025.

Refira-se que esta já não é a primeira situação do género identificada nos últimos dias e que atestam dificuldades na Linha SNS24, que já estão a ser apreciadas pelo Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB