Sex, 17 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Governo garante que maternidade não fecha

hospital abrantes

O Ministério da Saúde assegurou não ter tomado qualquer decisão no sentido do encerramento da maternidade de Abrantes. A garantia é dada pela agência Lusa, que cita a resposta a uma pergunta levantada pelo deputado Duarte Marques, eleito pelo PSD no distrito de Santarém.

Citando a resposta do chefe de gabinete do ministro da Saúde ao deputado social-democrata, a Lusa refere que “não só não foi tomada qualquer decisão no sentido do encerramento da maternidade do hospital de Abrantes, que integra o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), assim como não se encontra em curso ou em preparação qualquer procedimento no sentido de um eventual encerramento”.

Esta foi pelo menos a segunda vez este ano que o ministério garantiu que a maternidade de Abrantes não vai encerrar. Como a Rede Regional avançou na altura, a 4 de julho, o ministro da Saúde garantiu isso mesmo durante uma reunião com os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém, que apresentaram ao governante os problemas que preocupam os cidadãos do distrito em matéria de cuidados de saúde.

Em comunicado, a distrital do PSD explicou na altura que o ministro esclareceu que a possibilidade do encerramento da maternidade de Abrantes “jamais” esteve em cima da mesa, pelo que “ao contrário do que alguma oposição quis fazer passar na opinião pública”, a valência vai manter-se.

Nas jornadas parlamentares do PSD e do CDS, que se realizaram quinta e sexta-feira na Assembleia da República, Duarte Marques, natural de Mação, defendeu também a criação de um regime especial para incentivar médicos reformados a regressar ao activo enquanto não houver número de médicos suficientes de saúde geral e familiar, nos territórios de baixa densidade.

Duarte Marques anunciou ainda que os deputados eleitos pelo distrito nas listas do PSD entregarão na próxima semana um Projecto de Resolução a defender um “Sistema de incentivos ao regresso ao ativo de médicos de medicina geral e familiar já reformados”. 

O problema da falta de médicos de saúde geral e familiar no distrito tem sido uma das maiores preocupações da nova Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, liderada pelo Deputado Nuno Serra, que fez dos cuidados de saúde uma das grandes preocupações do seu mandato de dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB