O Auditório Casa Madre Luiza Andaluz recebeu na sexta-feira, 18 de outubro, uma ação sobre o Estatuto do Cuidador Informal. A iniciativa, promovida pela Comissão Municipal de Proteção das Pessoas Idosas e/ou Dependentes (CMPPID) de Santarém, reuniu diversos especialistas com o objetivo de informar sobre o que é o Estatuto do Cuidador Informal, nomeadamente, a quem se destina, os direitos e deveres da pessoa cuidada e do cuidador informal.
Esta ação teve como intuito ser um espaço de troca de ideias, partilha de conhecimentos e experiências para identificar medidas que facilitem e melhorem as condições de resposta de quem tem responsabilidade de cuidar e acompanhar alguém dependente.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, lembrou que “estamos a caminhar para uma população cada vez mais envelhecida e por isso, é essencial novas dinâmicas e apoios”.
O autarca destacou ainda a importância do reconhecimento deste estatuto para a coesão social e melhoria das condições de vida da população. “Estes cuidadores informais têm um valor inestimável para a sociedade, na medida em que permitem a manutenção da pessoa cuidada no domicílio por mais tempo e providenciam um cuidado humano e digno”, disse.
































