Seg, 4 Dezembro 2023

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Especialista alerta para sinais e sintomas associados a alterações de audição

O diretor do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Distrital de Santarém, Mário Galveias, alertou esta quinta-feira, 3 de março, para a necessidade de as pessoas procurarem ajuda médica quando estão perante, entre outros, sinais e sintomas como a perda auditiva unilateral súbita (surdez unilateral), associada ou não a desequilíbrio e vertigem e/ou acufenos (zumbidos).
O alerta surge a propósito do Dia Mundial da Audição, que se assinala hoje, com o especialista a explicar que os problemas auditivos podem ser congénitos (cromossomopatias, sindromáticos, malformações) ou adquiridos (associados a processos infeciosos, otosclerose, vertigem e desequilíbrio, doenças profissionais, presbiacusia – surdez progressiva relacionada com o envelhecimento, entre outros).
“Se no rastreio auditivo neonatal universal (RANU) a prevenção e deteção de surdez neonatal tem, ou pretende ter, caráter universal e rastrear a surdez neonatal, noutras situações o aparecimento de sinais ou sintomas súbitos deve desencadear a procura do otorrino”, afirma Mário Galveias.
Além do RANU, o médico destaca como medida preventiva importante a avaliação precoce de patologias inflamatórias/ infeciosas (na criança e no adulto). No âmbito da prevenção de doenças profissionais que desencadeiam surdez, a sensibilização para o incentivo à utilização da proteção auricular em ambiente ruidoso deve estar na primeira linha de medidas a manter e implementar.
Relativamente ao tratamento, Mário Galveias menciona que “desde a atitude preventiva, passando por terapêuticas médicas e cirúrgicas e também por adaptação protésica, as alternativas serão ajustadas, como em todas as áreas da medicina, às situações clínicas em análise”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB