Na cerimónia, os novos finalistas receberam as insígnias, símbolo da enfermagem e leram em conjunto o compromisso de honra que simboliza a transição de estudantes para profissionais.
Nesta sessão de encerramento foram ainda atribuídos prémios de mérito, designadamente o prémio Albergaria Martins e o prémio Ernesto da Fonseca, dois dos fundadores da escola, em, 1973, que manifestaram desejo premiar os melhores alunos, como explicou a diretora da ESSS, Hélia Dias.
O Prémio Albergaria Martins premeia o estudante que para além da classificação obtida e da assiduidade, mostrou ao longo do curso interesse, adequadas relações interpessoais e identificação com a profissão. Na opinião dos professores e dos estudantes do curso, Catarina Anacleto foi quem mereceu receber este prémio.
O Prémio Ernesto da Fonseca foi atribuído a Beatriz Fernandes, Maria Luísa Narciso e Margarida Vassalo Mendes, que se destacaram no estágio de integração à vida profissional no Hospital de Santarém. Além da classificação obtida, valoriza a capacidade de adaptação aos cuidados, o relacionamento interpessoal e a integração na equipa.
Presente na cerimónia, o vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, deu os parabéns a estes novos enfermeiros, reconhecendo o seu trabalho, talento, esforço e dedicação na conclusão do curso.
“A vossa capacidade de resiliência deve ser um exemplo para toda a comunidade. Trabalhar na área da saúde é um gesto de nobreza e heroísmo e devemos sempre aplaudir os profissionais que investem as suas próprias vidas nessa missão. Hoje, os nossos enfermeiros finalistas começam a criar o seu futuro profissional com a certeza de que estes docentes vos prepararam para os diversos desafios que vão enfrentar daqui em diante nos cuidados de saúde e bem-estar daqueles que precisam. O papel de cuidar do próximo é muito importante”, disse o autarca.