Qui, 18 Julho 2024

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Enfermeiros do Hospital de Santarém denunciam “caos” e recusam receber doentes

Imagem de Arquivo / Ilustrativa
Imagem de Arquivo / Ilustrativa


Os enfermeiros do serviço de urgência do Hospital de Santarém estão a recusar-se a receber doentes no chamado serviço “fantasma”, dando assim cumprimento ao ultimato que tinham feito à administração para que fossem contratados mais enfermeiros.

Em comunicado emitido esta quarta-feira, 19 de novembro, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) diz que “hoje nenhum dos enfermeiros do turno da manhã recebeu os cerca de 20 doentes internados num chamado serviço “fantasma” existente no espaço físico da Urgência”, e garante que os “enfermeiros da urgência mantêm a decisão de apenas prestar cuidados aos doentes que recorram aos postos de trabalho a que estão alocados”.

Em causa está a falta de recursos humanos na área da enfermagem no maior hospital da região que, segundo o sindicato, precisa de contratar mais 90 enfermeiros, tendo o ministério da saúde apenas autorizado a contratação de 30 destes profissionais.

“A irresponsabilidade que o Ministério da Saúde demonstra com a totalidade dos doentes que

recorrem à maioria das instituições do país, nomeadamente, aos serviços de urgência, é inqualificável”, diz o SEP, que considera que é igualmente inqualificável “a forma como o Ministério da Saúde protela a decisão de contratar mais enfermeiros, mesmo nas situações de ruptura das instituições, obrigando os poucos que existem a sobrecargas de trabalho desumanas”.

O comunicado do sindicato dos enfermeiros termina com a desresponsabilização sobre eventuais problemas que aconteçam aos doentes. “[O] Conselho de Administração decidirá

quem, no hospital, assumirá a responsabilidade dos doentes”, afirmam os enfermeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB