Qui, 23 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Enfermeiros da Lezíria focados na integração de cuidados

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria está a realizar um conjunto de iniciativas que visam celebrar o Dia Internacional do Enfermeiro, comemorado a 12 de maio, este ano com o lema “integrar para melhor cuidar”. Nesta ULS há um total de 848 enfermeiros, distribuídos pelo Hospital de Santarém e pelas diferentes unidades funcionais dos cuidados de saúde primários.

O enfermeiro diretor da ULS da Lezíria, João Formiga explica que a escolha do tema surgiu num momento em que “os enfermeiros e a prática de enfermagem atravessam um período verdadeiramente desafiante na ULS, fruto da recente reorganização dos serviços de saúde”.

“A integração de cuidados, os cuidados de proximidade centrados no utente, o desenvolvimento de novas competências e os ganhos em saúde e na eficiência da instituição e dos profissionais, são aspetos estruturantes no sucesso deste novo modelo e no qual estão empenhados todos os enfermeiros”, menciona o responsável.

Manuela Vieira, coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Santarém há 14 anos e trabalhadora nos Cuidados de Saúde Primários há 39, conta que a opção aconteceu porque neste contexto de cuidados de saúde “é possível cuidar a pessoa de forma holística, integrada e personalizada, não descurando o seu contexto sociofamiliar”. Além disso, refere, “é possível ao enfermeiro desenvolver o seu trabalho num ambiente tecnológico exigente, mas também num contexto domiciliar muitas vezes carenciado, que exige o desenvolvimento de competências como a criatividade e a adaptabilidade”.

Cristina Pereira, enfermeira gestora da Urgência Pediátrica na unidade Hospitalar da ULS da Lezíria, com 42 anos de carreira, diz que “a escolha da pediatria é a ‘chave de ouro’ no seu percurso profissional. “Com a especialidade de Saúde Materna e Obstetrícia, muitos foram os que ajudei a nascer e que hoje são os pais das crianças/adolescentes que recebo na Pediatria/Urgência. É o acompanhar desde o 1.º dia de vida e nas diferentes etapas do seu desenvolvimento, sendo sem dúvida, um desafio diário dada a diversidade de cuidados nas diferentes áreas e aqui cuidamos da família no seu todo”, aponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB