"Crianças desatentas e hiperativas: a moda do século XXI?" é o nome do encontro que se vai realizar no auditório da Casa do Brasil, em Santarém, no próximo dia 5 de março, entre as 10 e as 16h30, organizado pela Câmara Municipal de Santarém.
O primeiro painel será dedicado à temática "transtorno hipercinético: um hiperdiagnóstico?”, e vai contar com as intervenções de Vera Santos e Nazaré Matos, assistentes hospitalares no serviço de psiquiatria da infância e adolescência do Hospital Distrital de Santarém, sob a moderação de Hélia Silva Dias, subdiretora da Escola Superior de Saúde de Santarém.
A partir das 11h15, será discutida a temática da "perturbação de hiperatividade e défice de atenção" (PHDA), com uma intervenção de Sheila Sousa, psicóloga do serviço de psiquiatria da infância e adolescência do Hospital de Santarém, seguida de debate.
O segundo painel, que começa às 14 horas, intitula-se "como ajudar as crianças e adolescentes com diagnóstico de PHDA e perturbações de comportamento", e terá como orador Paulo José Costa, psicólogo do serviço de pediatria do Centro Hospitalar Leiria/Pombal, sendo o debate moderado por Sónia Seixas, psicóloga e docente na Escola Superior de Educação de Santarém (ESES).
A partir das 14h45, debate-se a “(in)disciplina na sala de aula”, com Sandrina Esteves, docente na Escola Superior de Torres Novas, seguindo-se, pelas 15h30, Maria Teresa Sá, psicóloga, psicanalista e professora na ESES, com uma apresentação sobre “escuta da dificuldade, procura de compreensibilidade e pontes para o modificável”.
Os trabalhos encerram às 16h30.





























