Um médico que estava em pleno serviço nas urgências do Hospital de Santarém foi filmado a dormir dentro da sala de consultas por um utente que esperava há cerca de uma hora para ser atendido.
O autor do filme – que pede reserva de identidade – entrou no hospital na madrugada de terça-feira, 19 de janeiro, fez a triagem e foi encaminhado para a sala de espera.
Cerca de uma hora depois, e estranhando o facto de ninguém estar a ser chamado, o utente foi à procura de alguém a quem pedir justificações, uma vez que, segundo conta, “estava tudo calmo, apenas com sete ou oito pessoas na sala de espera”.
Foi então que, ao percorrer um dos corredores, deparou-se com o médico a dormir dentro do gabinete, sentado à secretária.
“Indignado” e “revoltado” com a situação, decidiu pegar no telemóvel e fez, à socapa, uma gravação do clínico “a passar pelas brasas”, sem o acordar.
Regressou então à sala de espera, onde, passados cerca de 10 minutos, “passou uma funcionária que o deve ter acordado, pois logo de seguida começaram a chamar novamente quem estava à espera”.
O próprio autor do filme foi atendido pelo clínico, que, segundo conta, “estava um bocado ensonado e mal disposto”.
O Conselho de Administração do Hospital de Santarém só teve conhecimento da existência do filme após a Rede Regional o ter cedido para visualização.
O presidente deste órgão, José Josué, explica que não houve qualquer reclamação acerca da situação relatada, e garante que o hospital agirá em conformidade caso o utente queira formalizar oficialmente uma queixa contra o médico.
9 Responses
De fato isso nao deveria acontecer
mas como todos nos sabemos deveria antes de apresentar queixa saber a quantas horas e que o medico em questao e que estaria de servico
se calhar ja estava ha mais de 24 horas
Desconheço se a notícia é fidedigna mas, relativamente ao tema, poderá ser algo a esperar todos os dias em qualquel hospital ou centro de saúde. Não por culpa dos médicos, mas sim, por culpa do sistema a que muitos clínicos ficaram sujeitos. É evidente que isso se reflete em nós utentes, assim como todas as consequências enerentes de um funcionamento com escassos recursos técnicos e humanos. Na minha opinião isto são reflexos de uma política neoliberalista.
Não sei estão à espera que uma pessoa trabalhe 12 h seguidas.. obviamente estão previstos intervalos para as refeições, wc e descansar, porque 12 h seguidas sem interrupções não é algo muito concretizável.
Sim é verdade não sabemos quantas horas este e outros médicos fazem de trabalho, mas o que os utentes têm com isso?Não temos culpa de estarmos doentes, ou termos um acidente,o que é certo é que temos o direito de sermos atendidos e bem atendidos.
E é assim além da maioria dos médicos serem estrangeiros que muitas das vezes não sabe nem o que está fazendo, temos que nos deparar com coisas dessas, é como eu digo Portugal está querendo ficar como o Brasil e infelizmente o povo é quem sofre, pouca vergonha.
É poossivel que isto aconteça. Os medicos trabalham 12 e mais horas seguidas. Há quem faça banco de Urgencia de 24 horas e no dia seguinte tem que ir para a Enfermaria ver doentes ou até fazer consulta!
O sistema está mal montado. Um médico ou enfermeiro que seja, em primeiro lugar é um ser Humano como qualquer um.
O Presidente de Administração vai fazer o quê? Nada, simplesmente nada, ou vai angariar mais medicos para os que estão poder descansar?!
O utente incorreu numa infracção de filmar em local onde não pode e divulgar imagens de outra pessoa sem a sua autorização. portanto, o médico e o hospital devem agir judicialmente contra esse utente. Utente esse que, diga-se, não estaria mesmo doente pois se conseguiu andar a cometer estas ilegalidades é porque provavelmente só precisava de ter dois dedinhos de testa e medicar-se em casa.
É possivel que o médico estivesse a trabalhar ha muitas horas , como mencionado acima, eles fazem turnos enormes, a um ritmo incrivel. Por vezes basta uma pequena siesta para recuperar e evitar de fazer um diagnostico errado. Concordo que os turnos deviam de ser mais curtos.
Achei muito engraçados os comentários que aqui li de que os medicos trabalham muitas horas seguidas e turnos longos, bla, bla,bla,bla, bla,bla. Porque nenhum destes comentadores estava a sofrer na sala de espera, senão a conversa era outra ( pimenta no cu do vizinho, no meu é refresco).
Por acaso não vi ninguém a referir os 1000€ limpinhos que alguns médicos ganham num banco de 24 horas.
Mas vamos é crucificar o utente porque estava bem de saúde e estava a ocupar uma vaga nas urgências ( só pode ir ás urgências quem está acamado ou a morrer), ou prende-lo porque filmou um profissional a dormir no desempenhar das suas funções (só pode ser feito se for um policia a usar a força a deter um bandido). Vale a pena pensar nisso!!!