Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, deu os parabéns a todos os profissionais de saúde presentes e agradeceu ao W Shopping por ter acolhido a sessão e a exposição “Meraki”, com trabalhos realizados por pacientes que integram a “OficINa – Arte Bruta e Inclusiva” do Hospital Distrital de Santarém (HDS).
O autarca sublinhou a importância do tema da saúde mental nas nossas vidas e reforçou a disponibilidade do Município de Santarém para continuar a apoiar iniciativas como esta, que decorre entre os dias 10 e 13 de outubro.
José Salgado, Médico Psiquiatra, veio até Santarém apresentar o tema “A Arte Como Potencial Terapêutico na Saúde Mental”, defendendo que a arte permite a comunicação das emoções mais complexas através das práticas criativas, que fornecem informações, que são uma base de comunicação entre pacientes e terapeutas.
Seguiu-se a inauguração da exposição “Meraki”, uma instalação que pode ser visitada no Piso 1 do W Shopping, da responsabilidade de Susana Veiga Branco.
A sessão terminou com uma experiência sensorial, numa sala concebida para o efeito no Piso 0, em frente ao Pingo Doce, onde grupos de duas pessoas podem experimentar as sensações vividas pelas pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas.
O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado em 1992, pela Federação Mundial da Saúde Mental, com o objetivo combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental.