O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém apresentou publicamente o projeto “INcluir: Oficinas para todos e para cada um”, numa sessão realizada no W Shopping.
Contando com apoio da Fundação EDP, o projeto visa a criação de “oficinas artísticas, proporcionando um ambiente de criatividade, partilha, crescimento pessoal, mediado pela arte, através da aquisição de competências técnicas da pintura, escultura e desenho”, segundo explica uma nota de imprensa da Câmara de Santarém.
O projeto tem como principais destinatários pessoas com doença mental, seniores e adultos, em risco de exclusão social e cidadãos da comunidade com vulnerabilidades a este nível mas sem acompanhamento pelo hospital, explicaram os responsáveis durante a apresentação.
Com duração inicial de um ano, o “INcluir” prevê a realização de oficinas artísticas in door, em espaços públicos ou comerciais (outdoor), a elaboração de um livro de BD pelos participantes, a realização de duas exposições em espaços públicos, a organização das primeiras jornadas “Arte & Inclusão”, e a participação no projeto “In.Str”, promovido pela autarquia scalabitana.
O projeto foi apresentado por José Josué, presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém e por Paula Pinheiro, diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, numa cerimónia onde estiveram presentes Susana Pita Soares, vice-presidente da Câmara de Santarém, Paula Domingos, em representação da Direção Nacional do Programa para a Saúde Mental, e Rui Rosa, diretor do W-Shopping.
O “INcluir” tem como parceiros a Câmara de Santarém, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, o Instituto Politécnico de Santarém, o Centro Cultural Regional de Santarém e o W Shopping.