Sex, 13 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Concelho de Salvaterra pode ficar apenas com três médicos

O concelho de Salvaterra de Magos poderá ficar com apenas três médicos de família para os mais de 21 mil utentes do concelho. A possibilidade está identificada na resposta do Ministério da Saúde a um requerimento dos deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém.

O documento refere claramente que “a curto prazo prevê-se que ao Centro de Saúde de Salvaterra de Magos fiquem afetos apenas três médicos, sendo que dois deles têm problemas de saúde, o que os tem mantido afastados do serviço por longos períodos de tempo".

Esta afirmação levou os deputados Idália Serrão, António Gameiro e João Galamba a questionarem o ministério como planeia dar resposta à prestação de cuidados primários de saúde no Concelho de Salvaterra de Magos, que critérios subjazem a esse planeamento, que contactos e que entendimento já efetuou, ou pretende o Ministério da Saúde efetuar, com os autarcas do concelho, e que função pretende dar o Ministério à infraestrutura que está a construir em Foros de Salvaterra?

A resposta do Ministério recorda ainda que das cinco vagas que foram atribuídas ao Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES) da Lezíria no último concurso para contratação de médicos, apenas uma delas foi ocupada, tal como no concurso anterior, por inexistência de candidatos. No entanto garantem que "apesar da falta de médicos", os responsáveis da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em conjunto com a direção do ACES, "está a trabalhar no sentido de encontrar soluções céleres" que ajudem a ultrapassar o problema.

Mas a promessa não descança a concelhia do PS nem os deputados do partido eleitos pelo círculo de Santarém, que afirmam que se as preocupações das populações já eram muitas, nomeadamente com a falta de recursos humanos, com estas respostas ainda ficam mais agravadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB