Dom, 20 Abril 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Combate à diabetes e obesidade é prioridade da ULS Médio Tejo

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo formalizou a criação de um novo Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) dedicado ao tratamento e controlo da Diabetes e Obesidade – prioridades do Plano Nacional de Saúde e Plano Local de Saúde do Médio Tejo.

Este CRI representa um avanço significativo na abordagem a estas patologias, garantindo um acompanhamento multidisciplinar periódico aos utentes. Propõe-se a garantir um maior e mais facilitado acesso a cuidados de saúde especializados, e um acompanhamento personalizado e contínuo dos utentes com patologia de Diabetes e/ ou Obesidade. 

Em Portugal, a prevalência da diabetes na população entre os 20 e 79 anos, é elevada, com cerca de 14% da população neste grupo etário afetada, o que representa mais de 1,1 milhões de pessoas. É importante notar que uma parte significativa dos casos de diabetes permanece por diagnosticar, o que sublinha a necessidade de rastreio e diagnóstico precoce.

A Obesidade, por sua vez, é um fator de risco importante para o desenvolvimento de Diabetes tipo 2, bem como para outras doenças crónicas como doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro.

A ligação entre Diabetes e Obesidade é complexa e multifacetada. A Obesidade, especialmente a Obesidade abdominal, está associada à resistência à insulina, um fator chave no desenvolvimento da Diabetes tipo 2. Em Portugal, a prevalência de Obesidade tem aumentado constantemente, com um número crescente de adultos e crianças a serem afetados. Esta tendência, combinada com o envelhecimento da população, contribui para o aumento da prevalência de Diabetes.

No âmbito deste novo CRI estão previstas, entre outras medidas, o aumento significativo da colocação de Sistemas Perfusão Continua de Insulina (“bombas de insulina” de última geração), e a criação de teleconsultas/ soluções de telemedicina para resposta e acompanhamento regular dos doentes. Em termos de inovação, o CRI pretende avançar para a constituição de um Centro de Tratamento à Obesidade Mórbida. 

Estamos muito entusiasmados com o lançamento do CRI de Obesidade e Diabetes, que representa um passo importante para melhorar a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, afirma Cristina Gonçalves que assume a Direção do CRI de Obesidade e Diabetes da ULS Médio Tejo. “Com esta equipa multidisciplinar e abordagem integrada, poderemos oferecer um cuidado mais eficaz, completo e em condições de equidade aos doentes com diabetes e obesidade da nossa região”, remata.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB