Qua, 11 Dezembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Chamusca acolhe projeto piloto na área da demência

“ReSense – Memória(s) com Sentido(s)” é o nome do projeto piloto que está em marcha no concelho da Chamusca, e que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores, através de um modelo de intervenção domiciliário e comunitário.


O projeto nasceu de uma parceira entre o Núcleo do Ribatejo da Associação Alzheimer Portugal, o município da Chamusca, a Associação Tempos Brilhantes, a União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande e da Junta de Freguesia da Carregueira, e destina-se não só a quem sofre destas doenças, mas também a familiares e cuidadores.
O projeto “vai ser desenvolvido no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Chamusca e no Centro de Apoio Social da Carregueira, e conta com a participação ativa da equipa multidisciplinar da Alzheimer Portugal, que realizará uma intervenção semanal com as pessoas com demência destas instituições”, explica uma nota de imprensa da autarquia.
Esta equipa multidisciplinar é formada por técnicos da área da fisioterapia, psicologia e serviço social, com formação específica e experiência profissional na área das demências, explica a mesma nota.
No que se refere à prestação de serviços de saúde para cuidadores e familiares, o apoio incide na fisioterapia, apoio psicológico e psicopedagógico, assim como na orientação e transmissão de conhecimentos sobre as estratégias mais eficazes para lidarem com as pessoas com demência.
Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara da Chamusca, salienta ainda a “importância da criação de sinergias entre entidades na constituição de respostas inovadoras para problemáticas onde muitas vezes nos deparamos, no terreno, com falta de soluções”.
“As pessoas com demência e os próprios cuidadores necessitam deste tipo de apoio técnico, que possa permitir um acompanhamento mais eficaz e com maior segurança e confiança de que têm as ferramentas certas à disposição”, acrescentou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB