Sempre soubemos que não podíamos vencer esta guerra dura de forma isolada. Por isso, temos de contar com todos, autarquias, IPSS’s, sociedade civil e empresarial e percebemos que só em rede e com este trabalho de multidisciplinaridade podemos ir ultrapassando estes obstáculos. E muitos têm-se chegado à frente, a quem muito devemos e agradecemos”, afirmou o representante do governo.
A sessão iniciou-se com uma apresentação técnica destes equipamentos que, segundo Carlos Andrade Costa, o presidente do Conselho de Administração do CHMT, visam “reduzir o tempo de diagnóstico e vêm fazer a diferença na resposta que damos aos doentes com covid-19, pois um equipamento será colocado nos Cuidados Intensivos e outro nos espaços de enfermaria dedicados ao covid 19”.
No final desta cerimónia, foi entregue ao Secretário de Estado o Manual “AMOSTRAS SARS-CoV-2/COVID-19” desenvolvido pelo Serviço de Patologia Clínica do CHMT, um manual que tem como objetivo auxiliar e capacitar as entidades no que diz respeito à identificação, colheita, acondicionamento e transporte de amostras SARS-CoV-2/COVID-19.